terça-feira, 1 de setembro de 2015

Português/AESO garante título da Copa Brasil Feminina em Fortaleza (CE)

Português/AESO garante título da Copa Brasil Feminina



Time pernambucano derrotou Caxias do Sul (RS) na final
Santo André (SP) - O Clube Português/AESO (PE) conquistou o título da Copa Brasil Feminina de Handebol, nesta sexta-feira (21), depois de fazer uma bela partida final contra a Apahand/UCS/Prefeitura de Caxias do Sul (RS), que terminou com a medalha de prata. A equipe pernambucana fechou o placar em 25 a 18. A competição foi disputada durante toda a semana no no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE). 

Na disputa pelo bronze, o Vasco/FAB (RJ) encerrou a partida na frente, ao fazer 23 a 17 sobre o HCP/Unipê (PB). O quinto lugar ficou com a Associação Jundiaí de Esportes (SP), que venceu o Fortaleza (CE), por 32 a 22. Já a sétima posição ficou com o Paysandu Sport Club (PA), que passou pelo Montes Claros (MG) em uma partida super disputada, com final de 24 a 23. A equipe mineira teve a artilheira do campeonato. Gabriela Teodoro fez 36 gols na soma das rodadas. 

Tabela

Segunda-feira (17)
HCP/Unipê (PB) 31 x 29 Paysandu Sport Club (PA)
Associação Jundiaí de Esportes (SP) 19 x 32 Português/AESO (PE)
Vasco/FAB (RJ) 39 x 15 Montes Claros (MG)
Apahand/UCS/Prefeitura de Caxias do Sul (RS) 24 x 18 Fortaleza (CE)

Terça-feira (18)
HCP/Unipê (PB) 32 x 24 Montes Claros (MG)
Vasco/FAB (RJ) 41 x 9 Paysandu Sport Club (PA)
Apahand/UCS/Prefeitura de Caxias do Sul (RS) 21 x 18 Português/AESO (PE)
Associação Jundiaí de Esportes (SP) 36 x 24 Fortaleza (CE)

Quarta-feira (19)
Paysandu Sport Club (PA) 9 x 27 Montes Claros (MG)
Apahand/UCS/Prefeitura de Caxias do Sul (RS) 25 x 24 Associação Jundiaí de Esportes (SP)
Vasco/FAB (RJ) 27 x 15 HCP/Unipê (PB)
Fortaleza (CE) 22 x 26 Português/AESO (PE)

Quinta-feira (20) 
Montes Claros (MG) 26 x 30 Fortaleza (CE) - disputa por posições 
Associação Jundiaí de Esportes (SP) 44 x 16 Paysandu Sport Club (PA) - disputa por posições 
Vasco/FAB (RJ) 15 x 16 Português/AESO (PE) - semifinal 
Apahand/UCS/Prefeitura de Caxias do Sul (RS) 27 x 15 HCP/Unipê (PB) - semifinal 

Sexta-feira (21)
Montes Claros (MG) 23 x 24 Paysandu Sport Club (PA) - disputa do sétimo lugar 
Fortaleza (CE) 22 x 32 Associação Jundiaí de Esportes (SP) - disputa do quinto lugar 
Vasco/FAB (RJ) 23 x 17 HCP/Unipê (PB) -disputa do bronze
Português/AESO (PE) 25 x 18 Apahand/UCS/Prefeitura de Caxias do Sul (RS) - final 

Serviço
Copa Brasil Feminina de Handebol
Data: 17 a 21 de agosto
Local: Ginásio Paulo Sarasate, na Rua Ildefonso Albano, 2050, Dionísio Torres, em Fortaleza (CE)

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Augusta Maria, sagrou-se vice campeã da Copa Nordeste de Handebol, na categoria Cadete Sub-16

Augusta Maria Carneiro Sousa, 15 anos, aluna do 2º ano do ensino médio no Colégio Valdemar Alcântara, sagrou-se vice campeã da Copa Nordeste de Handebol, na categoria Cadete Sub-16, realizada na cidade de São Luís, no Maranhão, entre os dias 13 a 18 de Julho de 2015.
Participaram do evento as seleções dos estados de Pernambuco, Piauí, Maranhão, Sergipe, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte e Ceará. Ao final da competição, a seleção de Pernambuco foi a grande campeã.
Ceará teve uma excelente participação da seleção cearense no torneio, sendo a única, inclusive, a disputar as duas finais, masculino e feminino.
Vale ressaltar que Augusta Maria, ou simplesmente "Gutinha" como é apelidada entre os amigos, passou por varias seletivas e é a unica representante do sertão central na seleção cearense cadete. Com muito esforço dos seus pais e dela, que vende brigadeiro na escola pra arrecadar dinheiro pra custear suas viagem para os treinos a capital. Atualmente a atleta está competindo o campeonato cearense pela equipe dos Bombeiros de Fortaleza, tendo em vista que nosso município não participa na sua categoria na competição.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Quixadá foi palco da I Copa Sertão Central de Handebol - Taça Alex Dourado


Foto: Fabricio Mendes
Nos dias 03, 04 e 05 de Julho, Quixadá foi palco da I Copa Sertão Central de Handebol - Taça Alex Dourado, o evento contou com a participação de várias Equipes do estado e também da região nordeste, contabilizando cerca de 600 pessoas entre atletas, técnicos e dirigentes. A organização da competição ficou por conta da LQHB - Liga Quixadaense de Handebol, entidade possui 3 anos de trabalho com a modalidade Handebol na cidade.

A copa prestou homenagem ao Alex Holanda Dourado, natural de Quixadá, e hoje é uma das maiores referência do handebol no estado, Alex já tem no seu currículo vários títulos não só como atleta mas também como técnico e auxiliar técnico, inclusive é campeão mundial no handebol de areia, e entre vários outros títulos, o mesmo também já foi árbitro com passagem solida pela CBHb - Confederação Brasileira de Handebol. Atualmente Alex é professor do IFCE- Instituto Federal de Educação, ciências e tecnologia do Ceará - Campus Fortaleza, e é treinador de Handebol da equipe do IFCE/Fortaleza.

A cerimônia de abertura contou com a presença do Prefeito João Hudson, do Secretario Dalan Lopes, e João Luís "Janjão", e dos professores que estão ligados com Handebol no município como: Ilmar Barros, Janne Maria, Cristiano Sousa, Alessandro Martins e Ítalo Robert.


A competição se dividiu-se em três categorias Juvenil sub-18, Junior sub-21 e adulto entre feminino e masculino.
Na categoria Juvenil masculino a equipe de LPHB/Pentecoste mostrou mas técnica e garantiu o titulo na disputa contra a equipe da casa LQHB/CVA/Quixadá com o placar 15 a 11. Já no entre as meninas do juvenil a disputa foi decidida em detalhes onde a equipe LQHB/CVA/Quixadá deixou a titulo escapar para equipe do Julia Fialho/Cuca da Barra de Fortaleza com o placar de 16 a 15.

Na Categoria Junior a final do masculino foi decidida entre as equipes do IFCE/Fortaleza e LQHB/CVA/Quixadá, nos minutos finais os quixadaense deixaram a escapar a vitoria, e ficando assim com segundo lugar com o placar 19 a 15. No Junior feminino  a ADAHA/Aracati mostrou-se mas preparada e garantiu a vitoria por 25 a 18 contra a equipe do Fortaleza.

Categoria adulta foi a mais disputada, onde foram mostradas grandes partidas de Handebol, a final masculina foi entre as equipes do Hollanda/Codó-MA e ADAHA/Aracati, um jogo onde a equipe Maranhense se sagrou campeã do torneio com o placar de 22 a 13. Entre o feminino a final foi decida entre a equipe da casa LQHB/CVA/Quixadá e Fortaleza, a equipe canarinha não conseguiu acompanhar o ritmo das leoninas e o jogo terminou 20 a 7 para a equipe do professor Alex Dourado.

Os destaques entre os atletas foram:
Artilheiros (as)
Juvenil Masculino: Iago - Colégio Vinicius de Morais/ Fortaleza, 18 gols
Juvenil Feminino: Vitória - LQHB/CVA/Quixadá, 17 gols
Junior Masculino: Will - Fortaleza, 13 gols
Junior Feminino: Edite - ADAHA/Aracati, 14 gols
Adulto Feminino: Leyliane, Fortaleza, 23 gols
Adulto Feminino: Wendel, ADAHA/Aracati, 23 gols

Os organizadores do evento mostraram satisfeitos com a competição, mas alegam que ainda tem muito a melhorar, e espera que a copa possa permanecer no calendário de competições do estado.

Com domínio nas Américas, handebol do Brasil busca espaço que vôlei conquistou há 20 anos

Pentacampeão pan-americano no feminino e três medalhas de ouro conquistadas nos últimos quatro Pans no feminino, o Brasil confirmou o amplo domíno do handebol nas Américas com os títulos entre os homens e as mulheres nos Jogos de Toronto. O bom trabalho e o crescimento nos últimos anos fazem a modalidade buscar um maior reconhecimento no país, buscar um espaço que o vôlei conquistou há pelo menos 20 anos, com os resultados que alcançou na década de 90.
Atual campeã mundial, a seleção brasileira feminina evidenciou um nível bem acima das outras equipes do continente durante a campanha do Pan-2015. O time do técnico dinamarques Morten Souban levou o quinto ouro seguido vencendo todos os cinco jogos com tranquilidade e placares elásticos, tomando um susto apenas na final contra a Argentina.
"A modéstia vai soar um pouco feio, mas acredito que o handebol no Brasil está no sangue de muitas crianças, adolescentes, de muitas pessoas que não conheciam e hoje conhecem. A gente respeita muito os outros esporrtes, mas acredito que o handebol está crescendo. Nosso trabalho é para que continue em alta, para que um dia o handebol no Brasil comece a ser igualç ao vôlei, igual ao basquete foi um dia. Espero que não demore muito. Não é fácil, não é porque a gente é campeã do mundo que as coisas vão mudar no Brasil, temos que ter paciência", afirmou a ponta Alexandra, eleita a melhor jogadora do mundo de 2012.
A grande evolução do vôlei no Brasil aconteceu no início dos anos 90, principalmente com a conquista da medalha de ouro no masculino nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, pela primeira vez na história, com uma geração que tinha Tande, Marcelo Negrão, Maurício e companhia. Desde então, passou a ser o segundo o segundo esporte do país, atrás apenas do futebol.
No handebol feminino, o título inédito do Mundial em 2013, na Sérvia, também pode ser o grande impulso para o crescimento da modalidade no país.
"A gente vem buscando esse caminho há um longo tempo, acho que a gente já teve bastante reconhecimento com o título mundial. Mas acho que tirar o espaço de alguém não é legal, A gente quer conseguir entrar nesse espaço que o vôlei conquistou, conquistar o nosso espaço na mídia, que os jogos estejam sempre cheios de gente, mostrar o nosso trabalho para que as pessoas reconheça. Mas não queremos nos comparar ao vôlei", disse a armadora Deonise.

Tiago Leme e Gustavo Faldon, de Toronto (CAN), ESPN.com.br

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Handebol Feminino da LQHB, é vice-campeão da I Copa Superação de Handebol

Vice-Campeão Feminino LQHB

Nos dias 30/01 à 01/02 a equipes da Liga Quixadaense de Handebol participaram da I Copa Superação de Handebol, evento este realizado pela os alunos de Educação Física(Central Educação Física) da Faculdade Católica Rainha do Sertão, e contou com o apoio da FCRS e da AAQHB, e com patrocínio da Lolly Sublimação e Cia. E as meninas da Liga foram vice-campeãs.





Vice-Campeão Masculino VANKIF HAND
A I Copa Superação de Handebol, foi um grande sucesso nem mesmo os organizadores esperavam que a competição ganharia a grande magnitude que foi. Participaram do torneio as equipes masculinas: BANABUÍU; IFCE/FORTALEZA; MORADA NOVA; LQHB I; LQHB II; ORÓS; MARACANAÚ; CRATEÚS; VANKIFHAND; AAQHB e JUAZEIRO e no feminino HORIZONTE; CVA; IFCE/FORTALEZA; LQHB; MARACANAÚ; PROHAND.






Campeão Feminino IFCE/ FORTALEZA
O publico que estava presente pode assistir um espetáculo de handebol apresentado pelas equipes, e os amantes do handebol tiveram o privilegio de está do lado de grandes referencias para nossa modalidade no estado como:  professor Alex Dourado, Djandro Ricardo, Joseph Monteiro, Presidente da FHEC Fabiano Cavalcante.






Campeão Masculino MARACANAÚ
A final feminina foi entre as equipes IFCE/FORTALEZA x LQHB, um jogo bastante equilibrado no primeiro tempo, mas equipe do IFCE/Fortaleza mostrou-se mais preparada e levou o titulo.

No masculino a final foi entre as equipes de MARACANAÚ x VANKIF HAND, a equipe de Maracanaú conquistou o titulo em uma emocionante disputa de 7 metros.




Os artilheiros da competição foram no masculino Junior França da equipe de Maracanaú, e no feminino Amailda Holanda também de Maracanaú.